Honda apresenta moto que se autoequilibra

Uma moto que não cai e que segue o dono? É possível! conheça o Riding Assist da Honda.

O que reserva o futuro para o mundo das duas rodas é difícil de adivinhar, pois ao ritmo a que as tecnologias e processos de fabrico crescem e evoluem, os fabricantes de motociclos vão sempre conseguir surpreender-nos. E esse é o caso da Honda!

No Consumer Electronics Show (CES) que decorre em Las Vegas, Estados Unidos, a marca nipónica revelou um conjunto de novidades incluindo uma concept de moto que se auto equilibra e que inclui mesmo a capacidade de seguir, de forma autónoma, o seu proprietário.

O denominado sistema “Riding Assist” permite à moto manter-se em equilíbrio mesmo estando parada e sem estar apoiada ou suportada por outro elemento que não sejam as suas duas rodas convencionais. O inovador sistema Riding Assist, ao contrário de outros sistemas semelhantes, não utiliza giroscópios para manter a moto direita em equilíbrio. O sistema consegue alterar a geometria da direção, e a direção por sua vez vai ajustando o ângulo esquerda / direita para manter o equilíbrio do conjunto.

Em termos mais simplistas, a Honda consegue com o Riding Assist replicar o que, por exemplo, os praticantes de trial conseguem fazer para se manter equilibrados estando parados, ou quando estamos parados num semáforo e tentamos mostrar as nossas habilidades de equilibristas para não colocar os pés no solo.

A grande questão que se coloca à Honda neste momento é: será que o maior fabricante de motos em todo o Mundo vai colocar o Riding Assist à disposição do motociclista comum?

É uma pergunta que neste momento ainda não tem resposta por parte do fabricante japonês, mas tendo em conta que a concept equipada com o Riding Assist é baseada numa Honda NC750, então esse poderá ser o indício de que a marca está mesmo a pensar na melhor forma de comercializar esta tecnologia inovadora nas suas motos de produção.