Places

Kluster Moto – Com as mãos na graxa!

Texto e fotos: Gui Foster (@duasrodaspelomundo)

A conexão entre o piloto e sua moto é algo extraordinário, um sentimento que apenas quem é apaixonado pelas duas rodas consegue entender. A quantidade de motociclistas que buscam aprofundar ainda mais esse vínculo, conhecendo um pouco da mecânica da moto, vem crescendo nos últimos tempos. Alguns querem somente fazer a manutenção básica, outros buscam aumentar a customização da própria moto. Seja qual for o objetivo, a ausência de ferramentas específicas pode se tornar um grande obstáculo nessa empreitada.

Eu, particularmente, ainda não me aventurei na mecânica, mas já instalei diversos acessórios na minha moto. Com frequência, percebo que se tivesse a ferramenta correta a tarefa teria sido muito mais fácil. Ou mesmo que a falta do instrumento apropriado impossibilitou o trabalho. Em março de 2020, estive em Brasília e conheci a Kluster Moto, uma oficina colaborativa que busca resolver esse problema.

A oficina foi idealizada pelos sócios Zé e André, que, cansados de suas profissões, resolveram tornar realidade o sonho de trabalhar em suas próprias máquinas. Desde o meu primeiro momento na Kluster, senti que o conceito de irmandade presente na cultura motociclista é muito importante na oficina. Dos sócios ao monitor de mecânica, todos estão sempre dispostos a compartilhar seus conhecimentos com os clientes, que muitas vezes estão ali para aprender um pouco mais sobre suas joias.

A Kluster disponibiliza um ferramental completo tanto para aquela pessoa que busca fazer uma manutenção como para alguém querendo realizar um projeto de customização exclusivo. É possível fazer o projeto inteiro com a participação da Kluster ou executá-lo sozinho – tudo depende do seu conhecimento e vontade.

Projetos longos já foram realizados na oficina. Um cliente, por exemplo, mexeu em sua CB 550 Four durante mais de um ano, pois não conseguia fazer isso em casa. Ele trabalhava lá praticamente todo final de semana para, finalmente, fazer sua moto com todo cuidado. Ouça no Podcast a minha conversa com o Zé, um dos sócios da Kuster Moto, em ele conta sobre esse caso e explica um pouco sobre a oficina.

(Ouça a íntegra da entrevista no podcast abaixo).

Mesmo contando com a estrutura necessária para o cliente colocar a mão na graxa, muitos ainda têm receio devido à falta de conhecimento. Visando a educar os proprietários, a Kluster oferece diversos workshops de mecânicas que vão desde solda até metal shaping. Tudo depende do quanto o associado quer se aprofundar. Falando em associado, existem diversos tipos de planos, desde o anual até um feito para quem precisa utilizar a oficina por algumas horas.

Quando conversei com o Zé, o que me marcou muito foi que a Kluster está formando uma comunidade do pessoal que coloca a mão na graxa, independente do estilo de moto. A cultura custom também é extremamente presente no ambiente da oficina. Muitas das peças de decoração, como lustres, foram feitas com as ferramentas disponíveis.

Quando estive em Brasília, também participei do Kluster Kamp, um acampamento organizado por eles na Chapada dos Veadeiros. Ficou claro que a Kluster Moto é muito mais do que uma oficina! Além dos serviços de mecânica, o Zé e André se preocupam em organizar eventos sociais, como um churrasco ou música ao vivo, com frequência! Se você é de Brasília, não deixe de conhecer a Kluster. Se você está de passagem pela região, sugiro uma parada no local. Garanto que quem estiver lá vai te receber de braços abertos!

Veja a nossa matéria sobre o do Kluster Kamp – um evento que fortalece a cena custom no Centro-Oeste brasileiro

A Kluster Moto recebe o selo de aprovação Biker’s Life!!!

Foster, André e Zé

Os canais da Kluster Moto:

www.klustermoto.com/

www.instagram.com/klustermoto

www.facebook.com/klustermotohub

Endereço: SOF Norte Quadra 05 Conjunto C Lote 13 SOF, Brasilia, DF

Contato – (61) 98193.9186 ou contato@klustermoto.com

One thought on “Kluster Moto – Com as mãos na graxa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *