DGR, Distinguished Gentleman’s Ride 2018

Quando você pensa em um grupo de motociclistas, provavelmente não espera que estejam vestidos como verdadeiros gentlemen que acabaram de desembarcar do Reino Unido. Mas, no Distinguished Gentleman’s Ride, é exatamente assim que os participantes se vestem, com diversas combinações variando blazer, gravatas, suspensórios, colete social, gravata borboleta e muito mais! Todos a caráter! Não somente para andar de moto, mas, também, para apoiar uma ótima causa!

O Distinguished Gentleman’s Ride, conhecido como DGR pelos participantes, foi fundando na Austrália por Mark Hawwa, com o intuito de atrair a atenção para a saúde masculina. Um dos principais objetivos era arrecadar fundos para pesquisas sobre o câncer de próstata, o mais comum entre os homens. A perda de um dos principais membros por conta de depressão contribuiu também para jogar luz na prevenção de suicídio. O primeiro evento, realizado em 2012, teve por volta de 2.500 participantes em 54 cidades do mundo. Desde então, só fez crescer a cada ano. A edição atual, por exemplo, contou com mais de 110.000 motociclistas em 650 cidades e uma arrecadação de quase 6 milhões de dólares em doações.

O evento é focado em motos com estilo clássico, como café Racers, bobbers, motos clássicas, motos com side car e scooters antigas também. Outro ponto interessante é que participam muitas motos customizadas: no DGR é possível apreciar diversos tipos de motos e todos os detalhes que fazem cada uma delas única. Neste ano, em São Paulo, houve uma enorme quantidade de outros estilos de motos, como custom, Big Trail, Touring e sport — e o mais legal é que a maior parte dos pilotos estava vestida a caráter, independente do estilo de sua moto.

O passeio por São Paulo começou com todos os participantes (estimados em quase 2.500 motociclistas) se reunindo no Museu Catavento. Com a fenomenal escolta do 2. Batalhão da Polícia do Exército, seguimos em direção ao Morumbi Shopping, que foi o ponto final. Em um trecho em que, normalmente, estamos acostumados com um pesado tráfego de veículos, havia apenas motos. Uma imagem única, graças ao ótimo trabalho da escolta, que fechou todos os pontos de acesso durante o passeio.

O trajeto passou pela Avenida 23 de Maio, túnel Ayrton Senna, Avenida Juscelino Kubitscheck, Marginal pinheiros e a ponte estaiada, um dos pontos altos da rota e onde o ride parou rapidamente, claro, para uma sessão de fotos. Por onde passávamos, as pessoas filmavam e tiravam fotos e as pessoas nos carros parados batiam palmas, pois nunca tinham visto tantos motociclistas vestidos como Gentlemen andando pela cidade de São Paulo.

Em certos momentos, paramos durante o trajeto para agrupar as motos. Na primeira parada, realmente consegui perceber a enorme quantidade de motos presente. E com certeza foi muito diferente parar em vias em que, durante um dia normal, seria impossível descer da moto e apreciar tudo que estava acontecendo.

Por fim, chegamos no Morumbi Shopping, que, assim como a Triumph, era um dos patrocinadores do evento em São Paulo. Inclusive, a Triumph é uma patrocinadora mundial do evento! Mas o DGR não acabou por aí: havia um espaço coberto em uma das áreas externas que contava com food trucks, exposição de algumas motos clássicas que participaram do ride e jogos clássicos para a diversão de todos. No local, também tinha espaço para uma exposição com 40 capacetes da Lucca Customs com pinturas únicas feitas por 40 diferente artistas que serão leiloados. Toda a verba será revertida para a causa! Para continuar a diversão, havia o serviço de bar feito pela Rockwheels e também uma ótima banda de Rockabilly para aumentar ainda mais a animação.

Realmente, o DGR foi um evento fora de série e, com certeza, participarei das edições futuras! Quando se consegue unir algo que se ama, como andar de moto, com a ajuda a uma ótima causa e ainda por cima poder ver lugares da cidade de uma maneira diferente é realmente a concretização de algo fora de série!

Texto e imagens: Guilherme Foster, siga @duasrodaspelomundo

Segue um breve vídeo sobre o evento:

2 comentários em “DGR, Distinguished Gentleman’s Ride 2018

  • outubro 11, 2018 em 14:12
    Permalink

    Muito legal o evento com uma causa mais do que legítima.

    Um forte abraço aos amigos, Rogê e Igor.

    Carlos Miranda

    Resposta
  • outubro 20, 2018 em 03:11
    Permalink

    Top unir a paixão do motociclismo a uma causa nobre 😉

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *