Harley Punta Del Este: mais do que um evento, uma viagem incrível

Texto e fotos: Gui Foster (@duasrodaspelomundo)

Desde 2015, a cidade uruguaia de Punta Del Este é invadida por Harleyros de diversos países da América do Sul em um grande encontro que acontece sempre no final de novembro, o Harley Punta Del Este Internacional (@harleypunta). Depois de anos acompanhando toda essa diversão à distância, em 2019, finalmente subi na minha moto e pilotei até chegar à cidade, o mais famoso balneário do Uruguai! Abaixo, vou contar para vocês um pouco dessa experiência.

Primeiramente, um pouco da aventura do trajeto até Punta Del Este. Quando planejo viagens longas, gosto de sair da rota convencional o máximo possível, principalmente quando se trata de novos destinos que não retornarei com muita frequência, como o Uruguai. Em breve, o roteiro detalhado estará na plataforma Go 4 Ride (@go4ridetravel), por isso, aqui, farei apenas um resumo do trajeto.

Nos três primeiros dias da viagem, de São Paulo até Rio Grande, eu segui sozinho. Com o intuito de passar pelas Serras Gaúchas e me divertir bastante pelo caminho, escolhi uma rota cênica com o máximo de curvas possível. De São Paulo a Curitiba, passei pelo famoso trecho conhecido como Rastro da Serpente, que, a propósito, ficou fenomenal após a conclusão da reforma recente. Cheguei nas Serras Gaúchas via Bento Gonçalves, onde passei pela Rota do Vinho e também por Gramado. Depois de comprar algumas garrafas de vinho na Vinícola Peculiare (@vinicolpeculiare) despachá-las para São Paulo, desci a serra em direção a Tramandaí, no litoral do Rio Grande do Sul. O próximo destino foi Rio Grande, como de costume, não peguei a rota mais direta. Cheguei até a pegar uma balsa saindo de São José do Norte que me deixou em Rio Grande.

Na cidade, também conheci o Rider’s Bar (@pandorato_ridersbar), do Diego Mergulhão, uma parada obrigatória para qualquer motociclista passando pela cidade!

Desse ponto em diante, não estava mais sozinho em minha jornada, os amigos de São Paulo finalmente chegaram para participar desta aventura! Quando saímos a caminho de Punta Del Este, realmente fizemos um passeio. Ainda no Brasil, um pouco antes de cruzar a fronteira passamos pela reserva do Taim, um verdadeiro paraíso A fauna e flora do local é incrível, somente tem que redobrar a atenção no local pois muito animais cruzam a pista. Se você estiver na região, não deixe de conhecer.

Depois de cruzar a fronteira com o Uruguai, fomos parando em diversas praias no caminho e apreciando paisagens inesquecíveis. A parada mais marcante foi Punta Del Diablo, uma cidadezinha típica de pescadores com um charme único!

Seguindo em frente, presenciamos um pôr do sol incrível em Laguna Garzón. Foi onde também passamos por uma ponte bem diferente. Ao invés de ligar as duas margens em uma reta, fazia um círculo, onde cada lado é uma mão. Somente com uma foto é possível entender:

Definitivamente, a rota alternativa foi um tremendo acerto! Vamos, então, ao evento! Devido à nossa escolha por um caminho mais longo, chegamos à noite, sendo que a festança havia começado logo depois do almoço. Mas a experiência na estrada, sem dúvida alguma, compensou a ausência temporária no primeiro dia. Infelizmente, não conseguimos sair juntamente com o bonde para o jantar, mas não ficamos de fora já que encontramos o grupo no restaurante. Este, por sinal, era de frente para o mar e, mesmo à noite, era possível apreciar a beleza do local!

No segundo dia, descansados, aproveitamos a manhã passeando um pouco de moto pela cidade e conhecemos alguns pontos turísticos. Desta vez, chegamos no horário e saímos junto com o comboio para o almoço. Novamente, fomos surpreendidos com um restaurante na beira do mar, em Punta Balenna. As motos ficaram estacionadas a metros da água, compondo uma paisagem inesquecível.

Após o almoço, enquanto todos voltavam para o hotel, subimos em nossas motos e fizemos um passeio na região. Com paisagens incríveis, não faltaram oportunidades para fotos memoráveis. À noite, a festa continuou no Conrad Casino, onde foi servido um jantar fora de série seguido por um ótimo show de rock.

Como era de se esperar, o terceiro dia foi sensacional. Dessa vez, o comboio seguiu rumo à cidade de José Ignacio. A rota escolhida pelos organizadores foi totalmente feita pelo litoral, o que nos permitiu apreciar toda a belíssima paisagem até o local do almoço. Como de costume, o almoço foi em um restaurante à beira-mar!

Último almoço do envento

À noite, houve um jantar no hotel principal do encontro com evento de premiação para diversas pessoas: representantes de diferentes países, maior distância percorrida para chegar ao evento, etc.

No último dia, a maioria dos participantes começou a jornada em direção a seus lares. Porém, eu havia planejado conhecer mais um pouco do Uruguai. O primeiro destino foi Colônia Del Sacramento, o mais antigo assentamento europeu no Uruguai e uma cidade muito próxima à fronteira com a Argentina. Na cidade, recomendo jantar no Las Liebres (@lasliebrescolonia), onde você pode apreciar um pôr do sol incrível e saborear um ótimo vinho! Assim como na ida, tracei uma rota alternativa passando por lugares que normalmente não visitaríamos pegando o caminho direto. Novamente, o tempo extra de viagem foi muito bem aproveitado com diversas paisagens tão incríveis quanto no caminho a Punta.

No dia seguinte, seguimos com destino a Montevidéu e, posteriormente, a Rivera. Assim, deixamos o Uruguai e retornamos à nossa terrinha. Antes de voltar para São Paulo, fomos a Urubici, na região serrana de Santa Catarina e uma das cidades mais frias do Brasil, com uma passagem obrigatória pela Serra do Rio do Rastro. Infelizmente, desta vez, nos deparamos com uma forte neblina nessa estrada maravilhosa. Mesmo assim, conseguimos aproveitar o caminho, seguindo até Balneário Camboriú, que foi a nossa última parada antes de retornar à selva de concreto, também conhecida como São Paulo. 

No total, foram 5.700 km de muita diversão, com paisagens incríveis e memórias inesquecíveis! Não vejo a hora de colocar a moto na estrada para uma próxima aventura!

Pôr do Sol em Montevideo

Não se esqueça, esse roteiro estará disponível na plataforma de Turismo Motociclístico Go 4 Ride. No evento de 2020 vamos estudar de levar um grupo conosco. Fique atento às novidades!

4 thoughts on “Harley Punta Del Este: mais do que um evento, uma viagem incrível

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *