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Himalayan 450, a trail da Royal Enfield, chega ao mercado brasileiro

  • A motocicleta representa uma nova fase da Royal Enfield com uma nova plataforma de produto
  • Com preços a partir de R$29.990, a Himalayan 450 vai encantar os motociclistas com seu projeto moderno e tecnológico

A Royal Enfield apresenta para o mercado brasileiro sua mais recente motocicleta, a Himalayan 450, a trail mais aguardada. Única em design, performance e tecnologia, o modelo se encaixa em um produto premium e com potencial para redefinir essa categoria das motos aventureiras no país. 

De acordo com Gabriel Patini diretor executivo Latam da Royal Enfield, a nova Himalayan 450 é uma moto que representa para a marca um novo patamar tanto pelo produto, que inaugura uma plataforma nova, que trará vários produtos inéditos com o novo motor Sherpa, muito mais potente, muito mais torque, muito mais elástico. “Esse lançamento tem um significado grande também em relação a nossa presença e porte no Brasil, esperamos vendas expressivas e crescimento importante da operação e dos negócios no país”, conta Patini. 

Com uma ótima relação custo-benefício, a Himalayan 450 entrega atributos importantes e ainda é acessível, como rege o DNA da Royal Enfield de oferecer de forma aliada preço e produto de alto nível, o que contribui para a desenvolvimento e consolidação da marca de maneira sustentada num mercado tão competitivo como o brasileiro. 

Feita para todas as estradas e até onde não há estradas, a nova Himalaia 450 entrega uma combinação de conforto, tecnologia e performance para que os pilotos possam explorar o mundo com ela. 

Apesar do mesmo nome, da conhecida Himalayan 411, a nova moto não representa uma evolução e sim uma revolução, segundo Renato Ferri, gerente de marketing da Royal Enfield Brasil, que apresenta o produto e revela que tudo nela é diferente e novo efetivamente, um salto de qualidade e tecnologia muito grande em relação ao modelo anterior. A motocicleta foi inspirada pelas pessoas do Himalaia, então, ela se adapta perfeitamente a qualquer tipo de terreno pelo seu conjunto de design, tecnologia e motor. 

Design 

O lançamento tem os elementos históricos da Royal Enfield, desenho totalmente novo, que gera um porte diferenciado e impressionante, dando atenção, também, ao conforto na pilotagem. Inclusive, já vem com uma bolha de série. Renato Ferri enfatiza que a Himalayan 450 vem muito completa de série e pronta para aventuras. 

Motor Sherpa e mecânica  

O motor é um dos pontos altos da Himalayan 450, o novíssimo Sherpa de 452 cilindradas, refrigeração líquida, o primeiro motor da Royal Enfield com esse tipo de refrigeração. Além disso, possui comando duplo variável de válvulas. O Sherpa desenvolve 40 cavalos de potência e 40 NM de torque. Com 90% dessa força disponível já em 3.000 rpm, o que permite um torque realmente alto em baixas rotações. 

O câmbio de seis marchas mais o novo motor dão uma percepção de mais energia na pilotagem. E isso se amplia com acelerador eletrônico, o Ride-By-Wire, mais uma novidade que possibilita fazer uma configuração de modos de pilotagem, que são quatro, do econômico ao modo performance. A alternativa para configurar e mudar as respostas de aceleração da moto tornam a experiência ainda mais personalizada e adaptada para cada experiência. 

Destaque para a suspensão diferenciada dessa moto. Invertida, os amortecedores da marca Showa, que é muito elogiada em outros modelos da Royal Enfield, como Super Meteor 650 e Shotgun. O curso longo traz mais conforto independente do terreno e na traseira a suspensão pode ser ajustada conforme a carga.  

Os freios também são um ponto alto da Himalayan 450, que são da marca Bybre, do grupo da Brembo, que é referência nas motos de alta performance. A moto vem equipada com ABS de dois canais e a possibilidade de desligar o ABS da roda traseira, para pilotos que preferem um off-road um pouco mais radical. 

As rodas são de 21 polegadas na dianteira, 17 na traseira, sendo que dependendo da versão pode ser com câmara ou sem câmara. Já os faróis são todos em LED. 

Painel TFT 

O Ride-By-Wire pode ser usado no novo painel TFT da Himalayan 450, que tem altíssima definição, 100% digital, o Tripper Dash e seu display Full color, quatro polegadas, com todas as informações da moto disponíveis ali, quase uma central multimídia, agregando conectividade ampliada em relação ao que o Tripper oferecia. 

O Tripper Dash também permite configurar o painel em si, se o piloto prefere o formato digital ou analógico, além de projetar a rota gerada pelo Google Maps, aliás, Google segue parceira Royal Enfield no desenvolvimento desse sistema embarcado. 

“Na tela ficam disponíveis as indicações e o mapa, dividindo a tela com as informações de velocidade da moto, todas as informações da pilotagem e da rota no mapa de navegação, na proporção de 70% do mapa e 30% de informações gerais”, explica Renato. 

A conectividade é realmente ampliada com o Tripper Dash. É possível parear aplicativos de música, por exemplo, e ouvir uma trilha sonora especial durante a viagem e com controle nos manetes. 

Outra novidade de conforto é o banco do piloto, que pode ser ajustado em quatro posições, atendendo ergonomicamente todos os portes de pilotos, interessantes recursos para fazer longas viagens. 

Acessórios  

A Himalayan 450 está pronta para atravessar o Brasil todo, por isso tem um completíssimo kit de acessórios que deixam a moto imbatível, a linha Adventure, que tem várias opções para customizar a moto: malas laterais, top box, banco especial, protetores de radiador, protetor de motor, a bolha mais alta, entre outras opções. 

Versões e preços  

São quatro cores em três versões diferentes da Himalaya 450. A primeira, a versão de entrada é a Slate Himalayan Salt (laranja) e a Slate Poppy Blue, que chega ao mercado por R$29.990,00.  Na versão intermediária, a Hale Black, com os pneus com câmara, é R$30.990,00. E a versão topo de linha, tem os pneus sem câmara e duas cores: Haley Black e a Kemet White. Essa versão é R$31.990,00. 

Pacote especial de acessórios e reserva 

A Royal Enfield criou um pacote de acessórios especial para o lançamento e com um preço realmente competitivo. O número de kits Adventure Touring é limitado a 150 unidades e é composto por: protetor de motor grande preto; protetor de radiador prateado; para-brisa adventure; assento para condutor adventure preto; assento para passageiro adventure preto; baú superior adventure prateado; suporte para baú superior adventure prateado; capa de moto impermeável azul marinho; alforges adventure prateados e suporte para alforge adventure preto. O kit Adventure Touring completo com os acessórios por R$10.000,00. 

“Um preço especial para as 150 primeiras compras no Brasil, para os clientes que sinalizarem às concessionárias”, diz Patini. “Importante dizer que aquele cliente que optar pela moto de entrada e acrescentar todos os acessórios, vai ter uma moto moderna e equipada para qualquer aventura no Brasil por menos de R$40.000,00 e ainda com a tranquilidade da Garantia Global da Royal Enfield, ou seja, no nosso país ou qualquer outro do mundo que você estiver com a sua Himalayan 450, o cliente tem atendimento na concessionária como se você estivesse no Brasil” completa. 

Os lotes de reserva terão em torno de 750 unidades e as reservas podem ser feitas pelo site reserva.royalenfield.com.br a partir das 19h do dia 19 de março de 2025. 

“Importante deixar bem explicado que as motos que estão disponíveis no site já são motos prontas, produzidas, disponíveis no estoque da Royal Enfield no Brasil e em distribuição para toda a rede de concessionárias”, explica Gabriel a respeito de não haver mais fila para entrega das novas motos, a exemplo da Shotgun, lançada em fevereiro e já entregues para centenas de clientes no país todo. 

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