10ª Exposição Anual – Antigos e Especiais em São Caetano

Foto: Erika Beux
Foto: Erika Beux

Interjeições como ‘Olha esse!’, ‘Nossa!’, ‘Uau, que lindo!’, entre outras, foram ouvidas numa das maiores mostras de antigomobilismo do Brasil, que emocionou entusiastas da categoria e movimentou o Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano do Sul, no feriado que marcou o 139º ano da cidade (28, 29, 30 e 31/7). Promovida pelo Automóvel Clube do Grande ABC, em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura, a 10ª Exposição de Autos Antigos e Especiais do município reuniu cerca de 700 raridades que pareciam ter acabado de sair de suas fabricantes e das mais variadas épocas, observadas por mais de 65 mil pessoas que passaram pelo local durante os quatro dias do evento, entre eles o prefeito Paulo Pinheiro e a equipe de natação russa que treina em São Caetano aos Jogos Olímpicos do Rio, que começam esta semana.

Foto: Erika Beux
Foto: Erika Beux

Modelos originais e com mais de 100 anos, modificados, restaurados, novos clássicos – fabricados a partir do fim dos anos 1980 até o início de 2000 – , ou simplesmente personalizados a gosto dos proprietários e de clubes associados garantiram o ecletismo e sucesso da Exposição que, segundo o coordenador Atílio Santarelli, fez valer cada minuto de trabalho.

“Estão todos de parabéns. Nesta edição, foram sete voluntários responsáveis por toda a estruturação dessa grandiosa mostra que é consagrada, desde 2015, como a segunda maior do Brasil”, destacou Santarelli, que ainda enfatizou a grande quantidade de alimentos doados pelos participantes da ação ao Fundo Social de Solidariedade do município. “Arrecadamos três toneladas de alimentos durante todo o fim de semana. Conseguimos unir lazer e solidariedade.”

13898658_1086522391417799_1607756679_o
Foto: Erika Beux

Cooperação – A participação de dezenas de clubes associados, além de aumentar o número dos nostálgicos automóveis expostos, trouxe um brilho especial à Exposição. Integrantes e simpatizantes montaram, em meio aos seus veículos, tendas próprias onde confraternizaram e assuntaram sobre suas paixões.

Um dos destaques desses clubes é o Espiga Garage, associação nascida no munícipio que, sob o comando de Renato Celiberti, levou à mostra 18 exemplares do antigomobilismo, entre eles um imponente Cadillac vermelho, de 1959, e uma Pick Up Ford F1, de 1946.

“Realizamos reparos e restaurações durante todo o ano em nossos veículos exatamente para essa Exposição de Autos. Consideramos o evento como o banho de sol deles”, brincou Celibertil, que ainda falou sobre a funcionalidade dos motores. “Todos os 18 carros vieram para o parque em movimento, desfilando pelas ruas da cidade.”

Público – Apreciadores de automóveis e motores e visitantes assíduos das edições da Exposição, Claudionor Rossini e Luiz Henrique Rossini, pai e filho, moradores do Bairro Santo Antônio, estiveram presentes no Chico Mendes, no sábado (30/7), para prestigiar a atividade.

“A cada ano acompanhamos as novidades e o aumento expressivo desse evento. De tanto ouvir meus comentários sobre a beleza da Exposição, amigos meus convidam outros amigos e fazemos daqui um ponto de encontro”, contou Luiz Henrique. Claudionor parabenizou a organização da mostra. “Os realizadores não deixam a desejar em nada. Pra mim, rever esses surpreendentes modelos restaurados assim, é reviver boas épocas da vida.”

Reconhecimento – No domingo (31/7), Atilio Santarelli recebeu da Associação de Ex-Combatentes do ABCDMRR uma medalha acompanhada de um diploma como Colaborador Emérito em reconhecimento pela dedicação e serviços prestados à Companhia e ao culto da epopeia da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na Segunda Guerra Mundial. Desde o primeiro ano da Exposição, a Associação expõe diversos modelos de carros militares, entre eles um tanque, jipe, carro de resgate, além da simulação de um abrigo.

Mais informações: www.autoclubeabc.com.br

Fonte: Prefeitura de São Caetano do Sul / Karla Loge, Maxpress

Confira algumas fotos da exposição pelas lentes da Fotógrafa: Erika Beux