Sam Wheeler morre em acidente de moto a 322 km/h em Bonneville
O piloto Sam Wheeler, de 72 anos, morreu em um acidente de moto no deserto de sal de Bonneville, em Utah, nos Estados Unidos. Ele estava a 322 km/h com sua moto, fazendo testes, quando perdeu o controle do veículo no domingo (24), informou a agência Associated Press.
Famoso motociclista americano, Wheeler se preparava para tentar ultrapassar a barreira dos 644 km/h. “Estamos com os corações apertados”, disse Mike Cook, organizador do evento de velocidade em Bonneville e que presenciou o acidente.
As provas de velocidade em Bonneville são das mais famosas do mundo e já renderam até filme. Anthony Hopkins, no longa “Desafiando Limites”, imortalizou a história do australiano Burt Munro, que nos anos 60, aos 68 anos, quebrou recorde de velocidade no local.
“Nosso esporte é um dos mais ligados à família no mundo”, disse Cook. Após o acidente, Wheeler foi levado a um hospital em Salt Lake City, onde morreu por causa dos ferimentos.
Em 2013, Bill Warner morreu quando tentava quebrar recorde de velocidade, também nos Estados Unidos, ele estava a mais de 500 km/h.
Wheeler era engenheiro na Califórnia e considerado inovador e pioneiro no desenvolvimento de motos. Passou mais de duas décadas produzindo artesanalmente e acertando motos que passavam dos 480 km/h.
“Ele era uma das lendas de nosso esporte”, disse Pat McDowell, piloto e amigo de Wheeler. “Ele fazia as coisas com seu cérebro e não com a carteira”, completou McDowell, vice-presidente da associação que registra as velocidades das motos.