A nova Triumph Speedmaster 1200 2018
A Triumph acaba de apresentar a sua nova Speedmaster, modelo que vem substituir a antiga versão de 865cc e que acusava já o peso dos anos, apesar de ter uma legião de fãs que lhe continuavam a ser fiéis.
A nova Speedmaster, herda o quadro e motorização da Bobber, o fantástico motor de dois cilindros e 1200cc, suave e cheio de binário, sobre o qual foram introduzidos uma série de componentes para transformar a Bobber em Speedmaster e dar-lhe personalidade própria.
Olhando para as imagens é óbvia a transformação e as diferenças mais evidentes entre os dois modelos. A Speedmaster monta um novo sub-quadro que permite agora incluir banco de pendura e “rack” para bagagens ao melhor estilo “fifties” a lembrar as Cruisers americanas da época.
A posição de condução será sem dúvida mais relaxada e confortável graças a um novo banco, mais profundo e envolvente e ligeiramente mais alto que o da Bobber em cerca de 15mm. As pedaleiras também contribuem para um maior conforto da Speedmaster e estão colocadas mais a frente, a proporcionar uma posição mais descontraída e relaxada.
Para dar maior autonomia à Speedmaster a Triumph substituíu o depósito da Bobber de apenas 9.1 L por um depósito de maior capacidade, agora com 12 L. O farol dianteiro invova reminiscências de um passado histórico da Triumph remetendo a Speedmaster para os tempos das antigas cruisers da Triumph que marcaram toda uma época.
A Triumph Speedmaster inclui agora “Cruise Control” acionado por simples botão que contém três funcionalidades distintas. Inclui também ABS, Controle de Tracção, diferentes modos de motor e acelerador Ride-by-wire.
Com um guidão ao melhor estilo “american cruiser”, com uma suspensão telescópica de 41mm e roda dianteira de 16”, a frenagem é assegurada por dois discos de 310mm com pinças Brembo de 2 êmbolos. O amortecedor traseiro foi repensado na sua funcionalidade considerando o peso agora acrescido que a Speedmaster terá que suportar relativamente à Bobber. E inclui ajuste de pré-carga.
A Triumph Speedmaster estará disponível em 3 cores distintas, a versão Jet Black, a versão Cranberry Red e Jet Black e finalmente a versão Fusion White e Jet Black. De destacar que o acabamento da pintura das Speedmaster é realizado à mão dando-lhe aquele toque clássico tão apreciado pelos fãs da marca.
A Triumph apresentou também um extenso catálogo de acessórios da marca desenvolvidos exclusivamente para a Speedmaster que permitirá a sua personalização de acordo com o gosto de cada um. Para além dos 130 items em catálogo a Triumph criou também uns kits que apelidou de “Inspiration Kits” que permite personalizar a sua Speedmaster de uma só vez e de acordo com um conceito específico.
O kit “Highway” inclui pára-brisas ajustável, banco “confort” e banco de pendura a condizer e uma série de elementos cromados como por exemplo as proteções de motor, o apoio lombar do garupa, o porta bagagens e a tampa do tanque de óleo, cromada e polida.
O kit “Maverick” aproxima-se do look da Bobber e propõe um banco forrado em couro marrom, guidão mais “Flat”, escapes especiais da Vance & Hines anodizados em negro e outros pormenores também com acabamento negro.
Triumph Speedmaster 2018 – Resumo das Especificações Técnicas
- Motor: 1200cc, Arref. líquido, 8 válvulas, bi-cilíndrico paralelo
- Potência: 76CV às 6.100rpm
- Torque: 78ftlb às 4.000rpm
- Quadro: Tubular em aço, duplo berço.
- Altura banco: 705mm
- Susp. Dianteira: KYB com 41mm
- Susp. Traseira: Monoshock KYB com ajuste pré-carga
- Freios Diant.: 2 discos de 310mm, Pinças Brembo de 2 êmbolos
- Freios Tras.: 1 disco de 255mm Pinça Nissin de 1 êmbolo
- Tanque: 12 Litros
- Peso: 245,5 Kg