Harley-Davidson lançamentos 2018 e a morte das Dynas
A Harley-Davidson revelou ontem nos Estados Unidos as novidades de sua linha 2018 mostrando 8 novos modelos da “nova linha softail” e a renovação de 5 motos Touring.
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A marca anunciou também o fim da linha Dyna, que agora integra a família softail com seus quadros unificados. um novo frame que abandona os amortecedores laterais da Dyna e os que ficavam sob o quadro da Softail.
Como vem demonstrando nos últimos anos, com seu novo motor Milwaukee-Eight e o projeto de sua moto elétrica, a marca norte-americana vem fazendo grandes mudanças em suas motos, algo não muito comum no passado.
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Dessa vez, a grande “revolução” foi nas Softail, com a incorporação das dynas, Street Bob, Fat Bob, Low Rider, e as já consagradas Heritage Classic, Fat Boy, Deluxe, Softail Slim e Breakout, que receberam novo chassi, motor e desenho.
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A grande mudança estética ficou por conta da Fat Boy, uma decepção aos puristas com um design duvidoso, estilo “japonesa” a traseira vem equipada com um pneu de 240mm além das inovações que chegam para toda a linha.
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Os modelos podem ser equipados com os motores Milwaukee-Eight 107 (1.746 cc) ou 114 (1.868 cc), e o chassi ficou mais rígido e leve.
O chassi ficou 65% mais rígido que seu antecessor, e 15% mais leve. As suspensões também mudaram, com mono amortecedor na traseira, para se integrar ao novo chassi.
O novo frame é mais moderno, mais rígido e com menos soldas para deixar as motos mais estáveis e com melhor dirigibilidade, algo que os consumidores estão pedido há tempos nos EUA. O novo amortecedor vai ficar escondido debaixo do banco em uma posição que deve ajudar ainda mais na rigidez do conjunto. O motor também não vai usar nenhum coxim, sendo fixado diretamente no quadro como nas antigas Softails, mais um item que aumenta a rigidez do conjunto.
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Com o novo frame, as motos também melhoram nas curvas (que, depois da redução de peso, é outra coisa que a Harley nunca se importou muito). Nas curvas, a Softail Slim foi de 24.9º de inclinação na esquerda e 24 de inclinação na direita para to 27.4º em ambos os lados. É uma bela mudança e que acaba com aquele sensação horrível de que você faz curva melhor de um lado do que para o outro (o que não deixa de ser verdade, mas a sensação piora quando a moto é assimétrica nesse quesito). Já a Fat Bob continua assimétrica, mas ganhou um pouco mais de cada lado: 32º na esquerda e 31º na direita.
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Uma das coisas que ajudou nisso foi a mudança de lugar da primária, que foi levemente deslocada para cima e em ângulo para não raspar tão cedo. Curiosamente, esse é o tipo de customização que era feita pelo pessoal das antigas que transformava as Harleys em bobbers para correr mais.
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Todas as motos possuem suspensão regulável na traseira, com um acesso muito mais fácil por debaixo do banco. A suspensão dianteira melhorou também e os pilotos de teste das revistas gringas que tiveram acesso antecipado ao lançamento falaram muito bem da performance geral das novas motos.
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E já não era sem tempo: os novos motores Milwaukee-Eight (M8) mereciam um conjunto melhor para botar toda a potência no chão, esse é o motor que vai estar em toda a linha “Softail”.
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Todas as motos agora contam com ignição sem chave, que agora só vai ser usada apenas para a trava de guidão. além de outras cosméticas que foram incorporadas nas motos, e aí que entra a má notícia: todas as motos estão mais caras.
Linha Touring
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Para os modelos Touring, a Harley-Davidson reservou noviades para Street Glide Special, Road Glide Special, CVO Road Glide, CVO Limited e CVO Street Glide, além de apresentar versão comemorativa de seus 115 anos da CVO Limited.
Os veículos CVO, divisão da marca com “customização de fábrica”, foram reestilizados e estão equipados com o motor Milwaukee-Eight 117. Street Glide Special e Road Glide também estão de cara nova, trocando os cromados por preto.
Não ouve alterações na linha Sportster.