A primeira custom da DUCATI: XDIAVEL

A Ducati apresentou essa semana a XDiavel, a primeira incursão séria da da marca italiana (nos tempos modernos) no segmento custom. a motocicleta tem como grandes diferenciais as pedaleiras avançadas e a transmissão por correia.

XDIAVEL01

A moto, que já vinha sendo flagrada em testes há vários meses foi a grande vedete da conferência de imprensa realizada pela Ducati, evento que abre o Salão de Milão, na Itália. Apesar do mesmo nome, a XDiavel é, essencialmente uma nova moto, com um novo motor de 1262cc e um novo chassis para enfrentar o enorme potencial do mercado norte-americano.

Além do motor maior, a XDiavel também terá o sistema de válvulas variáveis desmodrômico (DVT), utilizado esse ano na Multistrada e que assegura ao motor V-Twin um forte torque abaixo dos 5000 rpm. Houveram também uma série de outras modificações de engenharia, devido ao novo chassi e de estilo. A bomba de água, por exemplo foi deslocada, de modo que os tubos de refrigeração do lado de fora do motor não fiquem visíveis.

O grande destaque da XDiavel, no entanto é mesmo suas pedaleiras avançadas, como em uma Harley-Davidson. Outro detalhe chamativo é a transmissão por correia dentada. As vantagens desse sistema são um funcionamento mais silencioso, menor índice manutenção, torque mais suave e maior limpeza da roda traseira, já que dispensa o uso de lubrificantes.

Ao contrário da maioria das custom disponíveis hoje no mercado, a XDiavel terá a melhor tecnologia do atual catálogo da Ducati à disposição, como vários modos de pilotagem, ABS em curvas, acelerador ‘ride-by-wire’ e controle de tração, tudo otimizado pelo “controle de largada”, recurso que permite ao modelo arrancadas estonteantes, mas seguras.