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Adrenaline-se: Chegou a nova BMW S 1000 RR

A BMW Motorrad lança a nova S 1000 RR nas concessionárias autorizadas da marca no País, ao preço sugerido de R$ 91.950. A terceira geração da superesportiva é produzida na fábrica do BMW Group, em Manaus (AM), que contou com investimentos adicionais de R$ 4,7 milhões para a produção do modelo. O cliente poderá agendar a sua visita à concessionária para conhecer de perto a nova S 1000 RR, que conta com três anos de garantia de fábrica. Para ficar por dentro dessa e de outras novidades da marca, acompanhe os perfis da BMW Motorrad Brasil no Facebook, Instagram e Twitter.

Originalmente lançada em 2009, a BMW S 1000 RR chega à nova geração completamente renovada, mais leve, potente e tecnológica, com componentes internos individualmente reprojetados e aprimoramentos aplicados ao quadro, ao conjunto da suspensão e aos sistemas eletrônicos de assistência à pilotagem.

O resultado dessas mudanças é surpreendente: a superesportiva está 11 quilos mais leve (197 kg) que o modelo anterior, oferece 207 cavalos de potência (8 cv mais potente que o antecessor) e uma condução mais dócil e precisa, revelando uma ergonomia perfeita e melhor capacidade de pilotagem, o que a torna uma máquina fascinante e referência dentro de sua categoria.

“Nós tivemos um retorno muito positivo na pré-venda da S 1000 RR e vamos manter o lançamento deste modelo mundialmente premiado e icônico entre as superesportivas”, celebra Julian Mallea, Diretor da BMW Motorrad. “Nossa rede está preparada pra atender o cliente que deseja sua motocicleta e recomendamos marcar atendimento individual e personalizado com antecedência”, diz o executivo.

Estilo revolucionário e minimalista

Desde o lançamento da primeira geração, há 11 anos, o visual revolucionário e sofisticado fez da BMW S 1000 RR uma máquina cobiçada. Nesta nova geração, o desenho foi retrabalhado nos mínimos detalhes, de modo a deixá-la ainda mais impressionante por onde passa e capaz de, mais uma vez, ditar as tendências, em termos de estilo, de sua categoria. Com o lema ‘Nose down, tail up’ (“Nariz para baixo e traseira para cima”, em tradução livre), além de proporções refinadas, a nova RR ostenta como destaques visuais as luzes de LED presentes nos faróis com linhas mais dinâmicas e agressivas, na lanterna traseira. Além disso, as luzes de mudança de direção (pisca) e de freio estão integradas em uma única unidade de LED.

Já o tanque de combustível mais estreito resultou na área que acomoda os joelhos mais delgada, privilegiando o fechamento ergonomicamente perfeito das pernas, além de uma posição ideal do assento. A angulação mais ampla do guidão, por sua vez, proporciona uma condução mais confortável, reduzindo o cansaço. Já a traseira foi completamente revisada e passa a exibir uma aparência mais leve e dinâmica.

Propulsor mais leve e potente

A nova BMW S 1000 RR supera a barreira dos 200 cavalos. Quatro quilos mais leve, o novíssimo propulsor de quatro cilindros em linha e alto desempenho desenvolve 207 cavalos a 13.500 rpm, e 113 Nm de torque máximo, com oferta superior a 100Nm, disponíveis entre 5.500 e 14.500 rpm. O segredo para esta performance irretocável é a versatilidade da nova tecnologia BMW ShiftCam, que permite extrair máxima potência e torque, não apenas em faixas altas de rotação – e isso a antecessora já oferecia de sobra –, mas sobretudo em faixas baixas/médias de giro. Deste modo, a entrega de potência e torque é mais uniforme e linear, tornando a motocicleta mais fácil de controlar e ideal para quem a usa no dia a dia, quanto para aqueles que desejam obter desempenho extremo nas pistas. A tecnologia BMW ShiftCam permite uma aceleração mais uniforme em saídas de curva fechadas, prolongando a vida útil dos pneus e possibilitando que o piloto use melhor o chassi.

Construção inovadora

O novo chassi da BMW S 1000 RR contribuiu em quase 50% na redução total do peso da motocicleta. Isso tudo com rigidez aprimorada do quadro. Os avanços também foram possíveis por meio da adoção de um novo braço oscilante, mais leve e capaz de aplicar a força de forma otimizada; melhorando as respostas durante as acelerações e proporcionando mais aderência. Além disso, o chassi foi concebido de forma a permitir ao piloto uma direção mais concentrada e mais precisa em distâncias mais longas de deslocamento.

Outra tecnologia de destaque da nova S 1000 RR é o novo layout do quadro (Flex-Frame), visivelmente mais leve e que também oferece mais liberdade de movimento devido ao melhor fechamento dos joelhos. E a combinação do amortecedor da suspensão traseira Full Floater Pro e do braço oscilante resulta em uma estrutura ainda mais leve, precisa e fácil de controlar. Resumindo: a nova RR eleva notavelmente o patamar dos recursos de suspensão, oferecendo ao mesmo tempo maior facilidade de pilotagem e precisão.

Modos de pilotagem para pista e uso cotidiano

Cidade, estrada ou pista? Esta é uma questão primordial em se tratando dos novos recursos à disposição nos modos de pilotagem da nova S 1000 RR, que é pioneira em trazer esse tipo de tecnologia dentro da BMW Motorrad. Os modos de pilotagem no “mundo da estrada” são RAIN, ROAD, DYNAMIC e RACE. Para aqueles que desejam explorar as possibilidades da superesportiva nas pistas, a opção Modo Pro, que oferece três modos adicionais de pilotagem (Race Pro 1-3) que são altamente programáveis.

Isso permite um ajuste individual das mais diversas funções de gerenciamento dos sistemas, como controle dinâmico de tração DTC, ABS e deslizamento das rodas, bem como a curva do acelerador (ajuste de torque) e o freio do motor para se adequar ao nível de habilidade e estilo de pilotagem do cliente. Outros recursos do Modo Pro são o Launch Control (Controle de Tração) para arrancadas perfeitas e o Limitador de Pit Lane configurável para aderência ideal às velocidades no pit lane. As mudanças ultra-rápidas de marcha, sem a necessidade de acionamento da embreagem é ativada pelo HP Shift Assistant Pro, que vem como item de série.

Graças ao novo sensor de inclinação de seis eixos é possível configurar tanto a regulagem do ABS quanto as funções DTC. A regulagem do DTC é tão rápida e precisa, que permite transmitir exatamente a força necessária para empinar a roda dianteira em linha reta, sem que ela fuja ao controle – ou seja, estabilidade de condução perfeita sem interferências abruptas e aceleração máxima.

Painel moderno e conectado

O painel de instrumentos do modelo também foi completamente atualizado para proporcionar, de forma ainda mais consistente, o seu uso em competições. Além de uma ampla gama de informações, os engenheiros e desenvolvedores da BMW Motorrad dedicaram atenção especial para possibilitar que a tela TFT de 6,5 polegadas ofereça excelente visualização – mesmo em condições de pouca luminosidade.

O objetivo é oferecer ao motociclista telas personalizadas para diferentes utilizações e necessidades. A tela Pure Ride mostra todas as informações necessárias para o uso regular na estrada, enquanto as três telas Core são projetadas para uso nas pistas de corrida, com o conta-rotações exibido em forma analógica (Core 1 e 2) ou então como um gráfico de barras (Core 3), por exemplo. A nova BMW S 1000 RR é oferecida em duas opções de cores: vermelha, já disponível nas concessionárias autorizadas da marca, e cinza, disponível a partir de abril.  

Fonte: BMW Group

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