BMW apresenta farol de laser e capacete com display interno

Capacete_display-head-up_2

A Consumer Electronics Show (CES), maior exposição de novas tecnologias e produtos eletrônicos do mundo, acontece a partir de amanhã (6/1) em Las Vegas (EUA) e a BMW Motorrad mostra no evento duas novidades para o mundo das motos. A luz de laser para motocicletas e um capacete com um display interno, duas tecnologias que podem estabelecer novos padrões de segurança para a motocicleta e motociclista.

BMW_farol-laser_8

Ver e ser visto sempre foi uma das bases do motociclismo seguro, razão pela qual a BMW Motorrad sempre se dedicou ao desenvolvimento contínuo e à otimização dos faróis e sistemas de iluminação da motocicleta. O farol adaptativo, que ajusta sua inclinação para o mesmo lado da curva e acompanha o movimento da moto, o LED para circulação diurna e a luz de freio dinâmica, que aumenta a intensidade em frenagens emergenciais são algumas destas inovações BMW.

BMW_farol-laser_6

Na CES a BMW apresenta uma moto conceito – K 1600 GTL – equipada com a luz de laser, tecnologia já está disponível em dois carros da marca, o BMW Série 7 e o BMW i8. Os faróis com luz de laser geram uma luz muito brilhante e que atinge distância maior, superando 600 metros, o dobro dos faróis convencionais. No caso das motos, com esses faróis a condução noturna torna-se muito mais segura, além dessa tecnologia oferecer vida mais longa ao conjunto, ser mais compacta e livre de manutenção.

BMW_farol-comum BMW_farol-laser

Farol com lâmpada comum à esquerda e o farol laser à direita

BMW_farol-laser_3

Por enquanto essa tecnologia é muito cara para o uso em motocicletas, mas espera-se que a economia de escala resultante da sua utilização pela indústria automobilística possa resultar na redução dos preços, o que poderá viabilizar em médio prazo o uso do equipamento em motocicletas.

Capacete_display-head-up_4

Outro equipamento apresentado e já em uso mais frequente é o display head-up, uma projeção de informações do veículo e do tráfego para o motorista (motociclista) bem à frente de seus olhos num display, sem que ele precise desviar a atenção para olhar o painel normal do veículo. Em rodovias, por exemplo, onde a velocidade é maior, não é necessário mais do que uma fração de segundo para que o motociclista se coloque em situação de risco.

Capacete_display-head-up_6

A BMW já disponibiliza como equipamento opcional o display head-up em vários veículos de sua linha desde 2003. E agora essa tecnologia estará disponível para motociclistas, com a projeção das informações dentro do capacete, permitindo ao motociclista manter a atenção constante ao tráfego na estrada, sem qualquer distração. No CES a BMW mostra um protótipo deste capacete equipado com a função do display head-up. O mais interessante é que as informações a serem projetadas podem ser programadas de forma ideal para que o motociclista tenha veja apenas as informações que lhe são relevantes.

Capacete_display-head-up_7

As opções de exibição incluem informações relevantes para a segurança da pilotagem, dados relativos ao estado técnico da motocicleta, como pressão dos pneus, nível de óleo e de combustível, velocidade de deslocamento, limite de velocidade e reconhecimento de sinais de estrada, além de advertências de situações que oferecem risco iminente por meio da futura comunicação V2V (veículo-a-veículo), que também pode ser possível para exibir informações em tempo real. Além disso, o display head-up também permite a visualização de conteúdo do GPS, por exemplo, com a rota planejada junto com recomendações de navegação.

Capacete_display-head-up_10 Capacete_display-head-up_1

O capacete com visor head-up também poderá oferecer no futuro outras possibilidades, como câmeras que poderão gravar imagens de vídeo de uma viagem ou uma câmera voltada para a parte traseira que poderia ser um “espelho retrovisor digital”. E por último, mas não menos importante, esta tecnologia também permite a visualização de outros pilotos em um grupo de motocicleta. Isso permite que o piloto possa ver onde seus companheiros estão em um determinado momento.

Capacete_display-head-up_3

O capacete com display head-up, que também é equipado com um mini-computador e alto-falantes integrados, tem seus controles instalados ao alcance da mão esquerda do piloto no guidão da moto. Essa tecnologia já pode ser integrada em outros capacetes, sem afetar o conforto ou a segurança do motociclista. O sistema funciona com baterias com capacidade para operar por cinco horas. A BMW Motorrad acredita que terá essa nova tecnologia disponível comercialmente dentro dos próximos anos.

Fonte: BMW Press Club