Bikes

Harley-Davidson Breakout

image3

Com estilo agressivo e imponente, a Harley-Davidson Breakout caiu no gosto dos consumidores da marca norte-americana. Depois de estrear em 2013 como um modelo CVO, ou seja, construído pela divisão de motos customizadas da fábrica, a Breakout entrou para o line-up da Harley no Brasil em 2015 para ser mais uma opção da família Softail. A Softail Breakout manteve seu estilo longo e baixo e chega a um preço mais acessível: a partir de R$ 58.700.

A principal diferença está no motor: enquanto a Breakout CVO vinha equipada com o Twin Cam 110 de dois cilindros em “V”, preparado com um kit de desempenho da linha Screamin’ Eagle que aumentava sua capacidade para 1802 cm³, a Breakout Softail traz o V2 em sua versão com 96 polegadas cúbicas, exatos 1.585 cm³ de capacidade.

Estilo
Apesar do motor menor e menos acessórios diferenciados, a “nova” Breakout conta com as características que fizeram dela um sucesso. Um garfo dianteiro alongado, guidão drag-bar, para-lamas mais curtos, roda de 21 polegadas na dianteira e um enorme pneu de 240 mm de largura na roda traseira. Vale destacar o desenho das belas rodas de liga-leve com diversos raios, com inspiração nos Gasser, estilo de veículos das décadas de 1940 e 1950.

Checking-out-that-small-lean-angle

“Nós queríamos chegar à essência da motocicleta, o que significa enfatizar o conjunto motriz e as rodas”, explica Kirk Rasmussen, gerente de estilo da Harley-Davidson. “A pintura do motor, misturando elementos em preto e cromados, destaca-o no centro da moto. Para que os pneus aparecessem ainda mais, os pára-lamas foram cortados e são mais curtos”, completa o projetista da marca. Além do motor, o tanque de óleo sob o banco e as duas ponteiras de escapamento são pintadas de preto.

O chassi Softail busca “imitar” as antigas motos rabo-duro, sem amortecedor na traseira, mas na verdade estes estão instalados horizontalmente no quadro sob o motor. O simples mostrador redondo que compõe o painel é fixado ao suporte do guidão e completa o visual longo e baixo da Breakout.

Para todos olharem
O banco a apenas 66 cm do solo torna fácil a tarefa de montar na Breakout. Afinal, foi lançada pela Harley como uma moto com visual e “atitude” para as ruas. Seu porte e design chamam a atenção na cidade. Rodar com a Breakout é como desfilar por aí com uma moto customizada, você torna-se o centro das atenções.

Breakout-4

O bom torque em baixas rotações do motor V2 facilita rodar em marchas altas e rotações baixas. O câmbio tem seis velocidades bem escalonadas para aproveitar essa força do motor.

A Breakout serve bem para um role urbano. O largo guidão facilita manejar a Breakout e as mudanças de direção não são tão difíceis como o largo pneu traseiro faz supor.

Conclusão
A Breakout é o tipo de moto para encarar uma boa viagem, Divertida de pilotar, com motor de sobra para arrancadas emocionantes no semáforo e uma ciclística estável em rodovias.

Tem qualidades que muitos buscam em uma moto de final de semana: atitude e beleza. O design longo e baixo levado ao extremo com o garfo alongado e um ângulo de cáster de 35°, com roda grande na dianteira e um largo pneuzão na traseira, garante um visual imponente que atrai olhares por onde passa. A Breakout é daquelas motos que dá vontade de tirar da garagem e levar para os amigos verem e admirarem.

Confira a ficha técnica da Harley-Davidson Breakout:

Itens Especificações
Motor Twin Cam 96B Dois cilindros em “V” e refrigeração a ar
Capacidade 1.585 cm³
Diâmetro x curso 95,3 x 111,1 mm
Taxa de compressão 9,2:1
Câmbio Seis velocidades
Potência máxima Não declarada (ND)
Torque máximo 11,8 kgf.m a 2.750 rpm
Suspensão dianteira Garfo telescópico
Suspensão traseira Bichoque
Freio dianteiro Disco Simples
Freio traseiro Disco Simples
Pneu dianteiro 130/60-21
Pneu traseiro 240/40-18
Comprimento total 2.445 mm
Altura total 1.040 mm
Largura 915 mm
Entre-eixos 1.710 mm
Altura do assento 660 mm
Altura mínima do solo 120 mm
Peso (em ordem de marcha) 330 kg
Tanque de combustível 18,9 l
Preço A partir de R$ 58.700