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Marcha Lenta, Mitos e Lendas

Tenho percebido que muita gente tem dúvidas sobre qual a marcha lenta mínima que podemos deixar nas nossas motos.

Recebi várias perguntas sobre isso, então vou tentar explicar de maneira mais explicita e sem frescuras, possível.

Bom, antes de mais nada, as HDs são motos que precisam de ar para “controlar” a temperatura do motor, excluindo a linha V-Rod, então elas precisam estar rodando para o ar passar pelas aletas.
Diferente do que o nome diz, a marcha lenta não é uma rotação para andar em baixa velocidade, ou em 1ª e 2ª marchas. Na realidade ela indica a rotação mínima que o motor pode girar para manter seu funcionamento e estar disponível ao girarmos a manopla direta (manopla de aceleração).

Como isso em mente, vamos responder algumas dúvidas:

1ª pergunta– Qual a rotação mínima que podemos deixar para uma HD????
Aqui cabem 5 respostas a 1ª para as Sportster, a 2ª para as Big Twins, a 3ª para as motos com coxins (linha Touring ou Dyna), a 4ª para V-Rod, a 5ª para Milwaukee 8:

1ª resposta: nas Sporty, podemos baixar até os 700RPM sem prejudicar o funcionamento deste motor.
2º resposta: as Big Twins aguentam tranquilamente até rotações de 800RPM. * e **
3ª resposta: nas motos com coxins, não recomendo baixar dos 1000RPM, pois as motos irão chacoalhar mais que bunda de passista de escola de samba.
4ª resposta: nas V-Rod, não vai mudar nada, nem barulho, nem nada, muito pelo contrário, somente irão ficar muito chatas para arrancar, pois elas precisam de giro do motor, para terem torque;
5ª resposta: nas Milwaukee 8, baixar a marcha lenta pode ser ainda mais prejudicial, os motores novos têm muito mais peças dentro dos cabeçotes, que são as partes mais prejudicadas pela baixa rotação do motor e consequentemente, baixa pressão do óleo. Eu não recomendo, mas, se o dono se responsabilizar, boa sorte.

2ª pergunta– Mas se eu baixar muito a rotação de marcha lenta, o motor não vai ficar sem lubrificação??
Claro que vai. Por isso, que há uma rotação mínima, onde isso não ocorre. Há vários outros fatores que podem colaborar para isso, a marcha lenta não é a única culpada.

Há outro fator, que já citei acima, como as HDs são arrefecidas (resfriadas) a ar, se ficarmos com a moto parada por mais de 4 minutos e em marcha lenta, É PRA DESLIGAR A DROGA DO MOTOR, não há milagre que faça o óleo manter suas propriedades em temperaturas maiores que seu limite de uso e isso não tem absolutamente NADA a ver com a coitada da marcha lenta.

Outro fator que poucos levam em consideração, sempre que baixamos a marcha lenta, estamos trabalhando com o sistema de carga (responsável por carregar a bateria) no limite mínimo, então se algum dos componentes estiver capenga, ou a própria bateria estiver comprometida, ela irá apresentar problemas.

* Aqui, eu chamo de Big Twin, todos os motores que a HD produziu anteriores ao motor chamado Milwaukee8.

** A última geração dos motores Twin Cam 103 Hi Output, que foram usados na linha Softail, não aceita cordialmente, que se a marcha lenta fique abaixo dos 950 RPM. Eles apresentam ruído de rolamentos, do virabrequim. Novamente, eu não recomendo aos meus clientes.

Então, leiam e tirem suas próprias conclusões. Tentei explicar razões e o meu ponto de vista.

Até uma próxima.

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