Moto desenvolvida para as forças especiais dos EUA, roda com qualquer combustível

Com um motor capaz de rodar com praticamente qualquer coisa (até azeite de cozinha) e sistemas híbridos que a tornam praticamente invisível, a “LSA Autonomy Nightmare” é uma das candidatas para ser a moto das forças de operações especiais dos EUA.

747349-1-840x426

Em 2014 a Agencia de Pesquisa de Projetos de Defesa Avançados (ou simplesmente DARPA) lançou uma competição para criar uma motocicleta específica em que as Forças de Operações Especiais pudessem usar em suas operações. Agora, dois finalistas irão mostrar suas criações, e uma delas é a LSA Autonomy Nightmare.

O modelo funciona com gasolina comum, mas também é capaz de rodar com um inédito sistema de ignição por compressão, o que basicamente quer dizer que a motocicleta pode rodar com qualquer coisa, como gasolina, combustível de aviaão e propano.

Segundo o engenheiro Alex Dzwill, a LSA Autonomy Nightmare é tão adaptável que pode – em teoria – funcionar até com “óleos límpidos”, como o azeite de oliva usado em nossas cozinhas. O que é extremamente útil quando você está em uma missão é não tem tempo para procurar o próximo posto de gasolina.

Isso não é a única inovação da LSA Autonomy Nightmare. A motocicleta também um conjunto depowertrain híbrido. Basta virar uma chave para que o motor a combustão (então produzindo cerca de 80 decibéis) dê lugar à uma unidade elétrica movida a baterias de lítio, que faz o nível de ruído cair para apenas 55 dB.

De acordo com os criadores, 55 decibéis é o mesmo nível de ruídos de uma conversa entre duas pessoas. Assim, o modelo pode realizar qualquer infiltração sem chamar atenção dos inimigos. Praticamente uma moto Stealth, por assim dizer. Além disso, o sistema híbrido também fornece energia ao equipamento de comunicações.

A LSA Autonomy Nightmare será apresentada em uma conferência das Forças de Operações Especiais, na Flórida. Quanto tempo levará para essas tecnologias estarem disponíveis nas ruas para os civis?