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Terceira maior montadora do mundo, Bajaj estreia no mercado brasileiro

Montadora indiana desembarca no Brasil com o propósito de participar do segmento mais concorrido do mercado nacional

Uma das marcas mais aguardadas no mercado brasileiro de motocicletas, a Bajaj anuncia sua chegada oficial ao país com a inauguração de uma rede de concessionárias de cinco pontos de venda. A abertura simultânea de toda a estrutura comercial e de serviços aconteceu 15 de dezembro, e vai contar com três modelos de motocicletas à venda: Dominar 400, Dominar 200 e Dominar 160.

“Estamos muito entusiasmados com essa jornada que está sendo iniciada em um país relevante como o Brasil. Aqui temos um dos maiores volumes de vendas do mundo e a Bajaj mostra, nos segmentos que está estreando, que essa chegada ao mercado brasileiro é só o botão de partida para um projeto de longo prazo”, explica Waldyr Ferreira, Country Manager da Bajaj do Brasil.

Com uma história de 75 anos, a Bajaj foi fundada na Índia por Jamnalal Bajaj, o “quinto filho de Gandhi”. Hoje é uma empresa global, que figura na lista internacional da Forbes como uma das 100 companhias mais inovadoras do mundo. São mais de 40 empresas pertencentes ao Grupo, que empregam 36 mil pessoas em todo o mundo. A Bajaj fatura US$ 4,13 bilhões e é a terceira maior montadora de motocicletas do planeta, com capacidade produtiva em torno de 7 milhões de unidades por ano em suas quatro unidades fabris espalhadas pela Índia. No segmento de triciclos, os mundialmente conhecidos “tuk-tuk´s”, a Bajaj é a maior fabricante do planeta.

Suas motocicletas são exportadas para 79 países, dentre os quais há 17 mercados em que a marca é líder de vendas, como Colômbia, Nigéria, Egito e Filipinas. Essa gigante que desembarca no Brasil possui larga e histórica expertise na produção de scooters e motocicletas de baixa/média cilindrada, tanto que registra acordos operacionais com marcas europeias mundialmente reconhecidas.

A parceria com a KTM, por exemplo, foi iniciada em 2007, quando a Bajaj assinou um contrato para desenvolvimento de uma linha de novos modelos. As motos começaram a ser produzidas em 2013, na planta indiana de Pantnagar, da Bajaj. A aproximação entre Bajaj e KTM consolidou-se em 2017, quando a empresa indiana adquiriu 49% das ações da marca austríaca. Já a cooperação com a Husqvarna, que pertence à KTM, nasceu em 2011 e rendeu o primeiro produto oito anos depois. Com a Triumph, por sua vez, a Bajaj assinou acordo dois anos atrás, em 2020, para desenvolvimento de novos produtos.

Com um largo investimento em Pesquisa & Desenvolvimento, a Bajaj destaca-se no cenário internacional por deter tecnologias inovadoras, mesmo em seus modelos de entrada. Isso será visto no Brasil, quando o modelo mais acessível da marca apresentar, por exemplo, uma suspensão traseira monoamortecida, o que é incomum em um segmento que costumeiramente adota o sistema bichoque. Ou no sistema de ignição chamado DTSi, composto por três velas, que maximizam a queima do combustível, aprimorando o desempenho e restringindo consumo e emissões. Outro detalhe que destacará a marca será a adoção de freios ABS de série. Na Índia, reforçando o DNA da marca em Inovação e Tecnologia, a Bajaj possui um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento moderníssimo com mais de 1.500 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de novos produtos da marca.

Diferentemente de outras dezenas de países, a Bajaj não estreará no Brasil com um importador/distribuidor. Mas será a própria marca a desembarcar por aqui por intermédio de uma subsidiária própria, o que já anuncia o apetite dos indianos e o largo potencial de crescimento visto por eles no mercado nacional. “A opção por se instalar na condição de subsidiária é estratégica. Nós apostamos alto no Brasil”, afirma Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited.

A Bajaj chega por aqui com a promessa de movimentar o setor motociclístico, com uma nova geração de motos de baixa e média cilindradas que aliam segurança, robustez, desempenho, tecnologia construtiva e conforto. A estreia da marca se dará, portanto, no segmento de maior volume do mercado, a das “streets”, que correspondem a 41% das vendas no acumulado de 2022.

Com investimento significativo nesta estreia, que inclui a formação da rede de concessionárias, marketing e despesas operacionais, a Bajaj nasce estruturada para ganhar rapidamente espaço considerável no mercado nacional. Para tanto, a empresa já estreia com produção local, utilizando uma planta industrial na Zona Franca de Manaus, AM, contando com um parceiro de larga experiência, a Dafra. E vem muito mais por aí.

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