XJR 1300 “Ronin”, a nova customização com aprovação oficial da Yamaha

A série “yard build” – que produz versões customizadas de alguns modelos clássicos da Yamaha – continua. A mais nova realização é a XJR 1300 “Ronin”, concebida pela empresa alemã motorrad klein e que ficou uma beleza. Confira!

yamaha-xjr-1300-ronin-klein-1

A motocicleta passou por uma extensa revisão técnica, na qual apenas o quadro e o motor de quatro cilindros refrigerado a ar permaneceram inalterados. Comparado com outras releituras da XJR, o novo design ficou bem simples, com um ar Café Racer. O tradicional design “Speed Block” da Yamaha permaneceu agora nas cores branca e azul. O número 41 homenageia o piloto japonês Nori Haga.

O escapamento, construído em titânio pela espanhola SC, é o grande destaque. Os garfos dianteiros invertidos são Öhlins FGRT e as pinças de freio Brembo. As rodas vem num tom azul anodizado com raios Kineo. O guidão reto e curto é BKG-D2. Os pneus são Bridgestone W01 de chuva usados na MotoGP no ano passado.

Mas a XJR 1300 ‘Ronin” é mais do que um amontoado de peças nobres. Dominik Klein e sua equipe criaram numerosas partes  de alumínio usinado (como a placa de direção e de pedaleira), além de novos componentes eletroeletrônicos e alguns acessórios.

Talvez por isso Klein retirou sua candidatura na competição de customização em 2016, porque de acordo com o seu ponto de vista, a preparação não cumpre algumas regras e restrições impostas pela marca. Em todo o caso, o trabalho ficou pronto e é uma obra admirável, como pode conferir abaixo.