Honda X-ADV 2022: nova geração da scooter aventureira chega ainda mais tecnológica e atualizada no estilo
Renovada, mas sem perder a identidade que fez dela sucesso global, a X-ADV 2022 estreia quatro modos de pilotagem e controle de tração HSTC — Honda Selectable Torque Control. Faróis duplos em LED com DRL — Daylight Running Lights, novo painel TFT de 5 polegadas com a conectividade Honda RoadSync são outros destaques da novidade
Sumário:
1. Introdução
2. Generalidades do modelo
3. Características principais
4. Acessórios
4. Preço, cores e garantia
1. Introdução
Desde seu surgimento a X-ADV representa uma genuína inovação. Criar conceitos está no DNA da Honda, e é sobre este alicerce que a empresa foi construída, se tornando a maior fabricante mundial de motocicletas.
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Na criação da X-ADV os projetistas mesclaram atributos diversos. Os das motos aventureiras, capazes de rodar em caminhos de todo tipo, cuja posição de pilotagem ereta favorece a visibilidade e domínio do guidão, com o caráter prático das scooters, ágeis e cheias de funcionalidade, tal como o espaço de armazenamento sob o banco.
A X-ADV empolga pelo seu ineditismo, mas também pela capacidade de garantir a performance, segurança e confiabilidade típica das Honda, com tecnologia avançada, estilo inovador e atributos de versatilidade sem concorrentes. Para 2022 a Honda aperfeiçoou ainda mais omodelo, incrementando a performance do motor, melhorando o estilo e a funcionalidade e reduzindo o peso.
2. Generalidades do modelo
As principais alterações da X-ADV são a elevação da potência máxima, de 54,8 cv a 6.250 rpm para 58,6 cv a 6.750 rpm, resultado obtido por intermédio de um novo comando das válvulas e maior eficiência na admissão e escape. A rotação máxima também foi elevada em 500 rpm. A 1ª, 2ª e 3ª marchas foram encurtadas em prol de acelerações mais fortes. Já a 4ª, 5ª e 6ª marchas estão mais longas, o que permite maior velocidade com rotação do motor menor, o que ajuda na economia de combustível.
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Através do sistema de acelerador eletrônico TBW — Throttle By Wire, foi possível equipar a X-ADV 2022 com quatro modos de pilotagem que permitem alterar o caráter do motor. São eles RAIN, STANDARD, GRAVEL e SPORT, além do modo USER, personalizável. O TBW também proporciona uma ação mais precisa do sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control, agora com três níveis de intervenção, sendo possível desligá-lo. O câmbio DCT de dupla embreagem oferece trocas de marcha automáticas integradas aos modos de pilotagem.
O novo chassi e outros detalhes redesenhados permitiram reduzir o peso total em 1 kg. No aspecto estético, a X-ADV está mais afilada e agressiva graças aos faróis duplos de LEDs dotados de DLR — Daytime Running Lights, luzes de posição diurnas, semelhantes às usadas pela CRF 1100L Africa Twin.
Para facilitar o apoio dos pés no solo o banco tem nova conformação. O espaço do compartimento sob o assento está maior, atingindo 22 litros de capacidade, o que possibilita abrigar um capacete integral. Além disso o compartimento possui uma porta USB. O comando do freio de estacionamento agora está no lado direito do guidão, o que permitiu criar um porta-luvas na parte posterior do escudo frontal. O novo painel TFT de 5 polegadas permite conexão Bluetooth e a ativação de comandos vocais através do Honda RoadSync, integrado ao HSVCS — Honda Smartphone Voice Control System.
3. Características principais
3.1 Estilo & Equipamentos
• Desenho mais afilado, elegante e agressivo
• Painel TFT colorido de 5 polegadas com Honda RoadSync
• Novos faróis duplos de LED com DRL — Daylight Running Lights
• Novo para-brisas, mais protetivo
• Compartimento sob o banco com 22 litros e porta USB
O estilo exclusivo e elegante da X-ADV, originalmente concebido e desenvolvido pela equipe de R&D da Honda Itália, foi apurado no modelo 2022, que traz formas mais ágeis e afiladas. A silhueta é decididamente vertical, e cada parte da carenagem foi redesenhada visando manter o estilo forte e impactante. Comparado à versão anterior, o modelo 2022 está mais agressivo e melhor em todos os aspectos, ainda mais X-ADV.
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O grupo ótico anterior foi remodelado e é composto por faróis duplos de LEDs com luzes de condução diurna (DRL), cuja intensidade se ajusta automaticamente à condição do ambiente e fornece sempre uma luz brilhante e altamente visível, aumentando a segurança passiva. Todo o sistema de iluminação da X-ADV 2022 é composto por LEDs.
A altura do banco, 820 mm, e o largo guidão, a 910 mm do solo, garantem posição de pilotagem com ponto de visão elevado. O formato do banco, agora mais estreito na parte frontal, facilita o alcance dos pés no solo. Seja em uso urbano ou rodoviário, o novo para-brisas da X-ADV oferece melhor proteção, permitindo um curso de 139 mm em seus cinco níveis de elevação reguláveis manualmente, e variar em 11º a inclinação.
O sistema de conectividade Honda RoadSync com tecnologia HSVCS — Honda Smartphone Voice Control, está incorporado à X-ADV. As funções podem ser visualizadas através do painel TFT de 5 polegadas, permitindo ao condutor controlar seu smartphone através de comandos vocais, sendo necessário usar um capacete equipado com sistema de áudio e microfone. A gestão do sistema também pode ser feita a partir dos botões do punho esquerdo do guidão.
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Protetores de mãos de plástico resistente desviam o vento e a chuva, além de evitar danos a punhos e manetes na condução fora-de-estrada. O motor também conta com um protetor de cárter de alumínio reforçado de 2,5 mm de espessura.
O volume do compartimento debaixo do banco agora tem 22 litros de capacidade, e que permite alojar um capacete integral, possui iluminação de LED e porta USB que substituiu a tomada de 12 V. O freio de estacionamento agora está no punho direito do guidão, posicionamento que deu lugar para um porta-luvas útil e de fácil acesso na parte posterior do escudo frontal. O cavalete central é equipamento de série.
A X-ADV está equipada com o sistema Smart Key, cujo sensor pode ser portado pelo condutor no bolso, dispensando o uso de uma chave de ignição convencional, inclusive para o acesso ao bocal de abastecimento e abertura do banco. Para ligar a X-ADV basta estar portando o sensor em um bolso e girar o seletor posicionado diante do condutor, ação que libera a trava de guidão e ativa a ignição. Uma tecla também é destravada ao girar o seletor principal, dando acesso à abertura do bocal de abastecimento e compartimento sob o banco. A Smart Key também tem um botão de que visa facilitar a identificação à distância, acendendo e apagando os piscas quando pressionada. O seletor de ignição/trava tem mecanismo que o faz girar em falso na ausência da Smart Key, impedindo que o guidão seja destravado pela força.
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Os piscas traseiros da X-ADV têm uma função de Sinal de Frenagem de Emergência (ESS –Emergency Stop Signal). Se for detectada uma desaceleração de 6,0 m/s2 a uma velocidade mínima de 53 km/h, com qualquer um dos freios acionados, as luzes ESS piscam para avisar os outros condutores que a X-ADV está em uma frenagem de emergência. À mesma velocidade, se o ABS entrar em ação, a desaceleração para acionamento do ESS cai para 2,5m/s2.
Para maior conforto os piscas tem cancelamento automático, e em vez de um temporizador simples, o cancelamento se dá por comparação das diferenças de velocidade entre a roda dianteira e a roda traseira. Tal cálculo determina momento no qual o pisca-pisca deixa de atuar.
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3.2 Motor
• Motor bicilíndrico de 745 cc com sistema TBW — Throttle By Wire
• Potência de 58,6 cv e torque de 7,03 kgf.m
• Relações de câmbio revistas para melhor aceleração e economia
• Injeção eletrônica PGM-FI reprogramada para melhor resposta ao acelerador
O motor bicilíndrico paralelo da X-ADV é arrefecido por líquido e tem cabeçote SOHC de 8 válvulas. O bom desempenho desde as mais baixas rotações é característica de motores de curso longo, o que privilegia o torque elevado. A inclinação da bancada de cilindros à frente aproxima o centro de gravidade do solo, favorecendo a estabilidade. Um profundo trabalho aperfeiçoamento resultou em redução de 1,4 kg no peso total do motor.
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Dois eixos de balanceamento anulam de modo eficaz as vibrações, sem comprometer as agradáveis pulsações derivadas do virabrequim com 270º de fase. Diâmetro e o curso tem 77 x 80mm e neste motor, sempre que possível, os componentes atuam em mais do que uma função. Exemplo é o comando de válvulas que aciona também a bomba de água, enquanto um dos eixos de balanceamento comanda a bomba de óleo.
O sistema TBW gerencia a potência do motor oferecendo ao condutor a possibilidade de escolher entre quatro modos de pilotagem mais um personalizável, o que adapta as características do motor à diferentes necessidades e situações. A maior potência e torque da X-ADV 2022 se alia às três primeiras marchas mais curtas, o que resulta em acelerações agressivas. As três últimas marchas, mais longas, reduzem consumo por conta da redução de rotações para a manutenção de velocidades de cruzeiro.
3.3 Sistemas eletrônicos do motor
• Quatro modos de pilotagem padrão mais um personalizável
• Controle de tração HSTC ajustável em três diferentes níveis
A introdução do sistema TBW — Throttle By Wire de acelerador eletrônico na X-ADV torna a gestão da performance e caráter do motor acessível ao condutor, que pode selecionar quatro modos de pilotagem que cobrem todas as condições de uso. Para selecionar os modos o condutor deve usar uma tecla no punho esquerdo do guidão.
O modo STANDARD é um ponto intermediário entre potência do motor, o efeito do freio-motor e nível de intervenção do sistema HSTC, e nível do ABS.
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O modo SPORT oferece entrega de potência e freio-motor mais agressivos, com baixa intervenção do sistema HSTC e ABS em nível on-road de atuação.
No modo RAIN a potência do motor fica reduzida assim como o efeito de freio-motor. O sistema HSTC têm intervenção elevada e ABS em nível on-road de atuação.
O modo GRAVEL usa maior potência do motor e efeito de freio-motor reduzido, com baixa intervenção do sistema HSTC, a atuação do ABS passa para o nível off-road nessa configuração. O modo USER permite personalizar todo os parâmetros: potência (P), freio-motor (EB), controle de tração (T), ABS e atuação do DCT.
O sistema de controle de tração HSTC – Honda Selectable Torque Control, agora oferece um nível de controle aperfeiçoado, que permite gerir com maior precisão o torque na roda traseira e disponibiliza ao condutor três níveis de atuação:
O Nível 1 resulta em intervenção mínima, o que permite leves perdas de aderência do pneu traseiro. O Nível 2 é o intermediário, que oferece controle adequado da tração para as condições de uso geral. O Nível 3 determina a máxima atuação do controle de tração, ideal para pisos molhados ou escorregadios. A possibilidade de deligar o controle de tração só ocorre selecionando o modo USER.
3.4 Transmissão de dupla embreagem — DCT
• Diferentes mapas para troca de marcha segundo o modo de pilotagem
• Modo USER com quatro definições, de suave a agressivo
A tecnologia DCT da Honda equipa diferentes modelos há mais de uma década, tendo superado a cifra de mais de 200 mil unidades produzidas em todo o mundo desde então. O câmbio oferece mudanças marcha fluidas e rápidas, e é uma tecnologia que conquista os motociclistas logo nos primeiros minutos de utilização.
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O câmbio DCT usa duas embreagens: uma para a 1ª, 3ª e 5ª marchas; outra para a 2ª, 4ª e 6ª marchas. Cada grupo de marchas, pares e ímpares, tem seu eixo-piloto, cuja montagem é concêntrica, o que torna o DCT uma unidade compacta como um câmbio convencional. Confiabilidade e precisão dos engates são asseguradas pela precisa gestão eletrônica e pelo fato de cada embreagem ter seu respectivo circuito eletro-hidráulico.
As mudanças de marcha resultam em uma progressão na qual não ocorre a típica transferência de carga longitudinal no momento da troca de marchas como nos câmbios convencionais, seja em aceleração ou desaceleração. Tal vantagem se confirma pelo conforto na pilotagem — o passageiro nem percebe quando as mudanças de marcha acontecem — e na eficiência da performance.
Além destas, há outras vantagens intrínsecas ao câmbio DCT como a durabilidade (não ocorrem trocas de marcha imprecisas que podem danificar engrenagens), falsos pontos-morto ou involuntários desligamentos do motor por erro em troca de marcha, aceleração insuficiente ou operação incorreta da alavanca de embreagem. Além disso, com o câmbio DCT o estresse e cansaço na pilotagem, especialmente em uso urbano, é reduzido ao mínimo.
O câmbio DCT oferece dois modos de utilização diferentes: o modo Automático, com mudanças de marcha pré-programadas, que analisam constantemente a velocidade do veículo, a marcha engatada e a rotação do motor para determinar quando deve ser engatada a marcha seguinte e o modo Manual, que permite ao condutor escolher a marcha atuando nas teclas localizadas no punho esquerdo do guidão.
Graça ao sistema TBW, há cinco padrões de mudanças automáticas. O nível 1 é o mais descontraído, com as trocas seja para marchas superiores como inferiores acontecendo em rotação relativamente baixa, nível associado ao modo RAIN. O nível 4, no outro extremo, passa ou reduz marchas em rotação mais altas e oferece um maior efeito de freio-motor, estando associado ao modo SPORT. O nível 2 atua no modo STANDARD, enquanto o nível 3 oferece um padrão intermediário entre o modo de condução STANDARD e o SPORT, mas que não está vinculado a nenhum modo.
No modo GRAVEL, as mudanças de marcha acontecem de maneira relativamente mais esportiva, com a funcionalidade adicional de permitir uma ação mais intensa das embreagens, que patinam menos entre trocas de marchas, e dão ao condutor uma conexão mais direta entre o acelerador e a tração na roda traseira, permitindo que o pneu patine de modo controlado na tocada fora-de-estrada. Esta funcionalidade era anteriormente ativada pela tecla G, situada separadamente no painel.
A opção USER permite ao condutor selecionar qualquer um dos padrões de mudança DCT, com as definições preferidas dos parâmetros entrega de potência, freio motor e nível de ação do sistema de freio ABS e controle de tração HSTC.
3.5 Ciclística
• Novo chassi tubular de aço tipo Diamond, mais leve
• Suspensão dianteira USD com 41 mm e traseira com Pro-Link
• Cáliper de freio dianteiro radial com quatro pistões e discos flutuantes de 296 mm
• Pneus on/off 120/70 R17 à frente e 160/60 R15 atrás
A X-ADV 2022 recebeu um novo chassi tubular em aço tipo Diamond, uma reformulação cuidadosa que através de tubos de espessura e peso variáveis economizou 1 kg no peso total em relação ao chassi anterior, além de liberar mais espaço útil para o compartimento debaixo do banco.
O ângulo da coluna da direção — cáster — é de 27° enquanto o trail é de 104 mm, com distância entre eixos de 1.590 mm. O ângulo de esterço é de 39°, e proporciona um raio de giro de 2,8 m, o que torna a X-ADV particularmente ágil nas manobras no trânsito. As suspensões com 153,5 mm de curso na dianteira e 150 mm curso atrás são complementadas pelos distância mínima em relação ao solo de 165 mm. O peso seco é de 227 kg, 1 kg mais leve que na X-ADV anterior.
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A suspensão dianteira invertida do tipo cartucho tem tubos de 41 mm de diâmetro e permite regulagem na pré-carga da mola e do amortecimento em extensão. A suspensão traseira conta com um monoamortecedor regulável na pré-carga da mola, vinculado ao sistema Pro-Link e balança de alumínio de braços assimétricos.
As rodas tem aros de alumínio com raios tangenciais de aço inoxidável. Tem 17 polegadas à frente e 15 atrás, contribuindo para a excelente capacidade da X-ADV em absorver as irregularidades do terreno de forma muito competente. Os pneus on/off permitem boa performance em pisos compactos como também em vias não pavimentadas, e as válvulas dos pneus em formato de L facilitam a verificação da pressão de enchimento. Os pneus tem medidas 120/70 R17 e 160/60 R15, à frente e atrás, respetivamente.
Quanto aos freios, o sistema ABS de duas vias tem à frente cálipers radiais de quatro pistões que mordem discos de 296 mm de diâmetro, enquanto atrás a medida do disco é de 240 mm, na qual age um cáliper de pistão simples.
4. Acessórios
Está disponível nas concessionárias Honda os pacotes de acessórios URBAN PACK e TRAVEL PACK.
O URBAN PACK traz os seguintes itens:
Protetor tubular de carenagem
Suporte traseiro
Top Box de 38 litros
Protetor de mãos estendidos
- Para o TRAVEL PACK estão disponíveis os seguintes itens:
- Protetor tubular de carenagem
- Faróis de neblina
- Suporte traseiro
- Top Box de 38 litros
- Malas laterais
- Protetor de mãos estendidos
- Manoplas aquecidas
- Pedaleiras para uso off-road
Os acessórios também podem ser adquiridos individualmente.
5. Preço, cores, garantia
A Honda X-ADV 2022 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance, assistência 24 horas durante o período que durar a garantia. A pré-venda será iniciada no dia 24 de março e a previsão de chegada às concessionárias de todo o Brasil será em abril, com o preço sugerido (base Distrito Federal) de R$ 81.800,00.
As cores disponíveis são vermelha e cinza perolizada.
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