Kawasaki Z900 RS Café combina estilo clássico e tecnologia de ponta
Texto: Gui Foster (@duasrodaspelomundo)| Fotos: Gui Foster e Kadu Pinheiro (@kadupinheiro_roadpics)
As motocicletas com design clássico e tecnologia de ponta estão cada vez mais populares. Trata-se de uma combinação perfeita para quem busca um visual retrô mas com tudo que pode ser encontrado nas motos mais modernas. Tive a oportunidade de fazer uma imersão na Kawasaki e testei três motos de diferentes estilos fabricadas pela montadora japonesa.
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A experiência começou pela Z900 RS Café, uma máquina que soma todas as características de um clássico, cujo visual homenageia a lendária “Z1 Super Four” de 1972, com a esportividade esperada de uma moto Kawasaki. Agressividade que começa, aliás, pelo motor de quatro cilindros em linha, 948cc e refrigeração líquida. Atenção ao incrível ronco, que instiga a acelerar! Só cuidado para as multas não chegarem na sequência.
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A cor do modelo que testei era o verde clássico da Kawasaki. A versão atual se chama Phantom Blue e é uma mistura de azul com cinza. Desde o primeiro instante, a moto chama a atenção! Começando por sua carenagem característica de uma café racer e continuando em cada detalhe, como o escapamento escovado que emite o som de uma verdadeira sinfonia de quatro cilindros. Em cima da moto, o painel é o destaque: mostra todas as informações de que o piloto precisa, como velocidade, RPM, nível do tanque de combustível, marcha, controle de tração e muito mais. O banco, também no estilo café racer, é confortável o suficiente para uma viagem.
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Com um coração capaz de gerar 109 cavalos e 9,7kgf.m de torque, são necessários um ótimo controle de tração e um sistema de freio bem eficiente para segurar toda essa potência. O sistema de controle de tração da Kawasaki conta com três diferentes modos. Como era minha primeira experiência com a linha Z900, optei por sempre utilizar o modo de maior assistência. Na hora da frenagem, o sistema de freios, com ABS de duas pinças na dianteira, de montagem radial com 4 pistões e discos de 300mm, transmite segurança.
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Ainda em relação aos itens de alta performance, o garfo invertido é equipado com molas reguláveis tanto na compressão como na pré-carga. A suspensão traseira monoamortecida também é regulável. Dessa maneira, é possível ajustar a moto tanto para um Track Day como para um dia de passeio. A embreagem assistida e deslizante é outro item fundamental para gerar maior controle desse monstro, impendido que a roda traseira trave na descida de marcha.
Além dos aspectos técnicos, vamos ao que interessa: a pilotagem! Rodei 612 quilômetros de pura diversão com a Z900RS Café. Para realmente testá-la em diferentes circunstâncias, fiz percursos diferentes. Em um dia, andei pelo litoral de São Paulo, pegando um mix de estradas e serras. No outro, fiz o clássico teste da Estrada dos Romeiros para ver como essa máquina se comporta nas curvas. Para finalizar, também andei um pouco pela cidade.
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Na Estrada
Devido à posição de pilotagem mais agressiva, característica marcante no estilo café racer, fiquei um pouco cansado ao rodar por estradas de baixa velocidade. Como não havia o “auxílio” do vento para segurar o corpo, acabei forçando um pouco mais os músculos do abdômen e os inferiores das costas. Já em rodovias de alta velocidade, isso não foi um problema e pude rodar tranquilamente por diversos quilômetros. Vale lembrar que um trabalho específico de fortalecimento nesses grupos de músculos irá ajudar muito na pilotagem. Para aqueles atentos ao consumo de gasolina, a moto tem um indicador de modo econômico. O único momento em que ele acendeu durante o meu teste foi na estrada.
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Nas curvas
Quem segue meu trabalho sabe que minha parte favorita em qualquer percurso são as curvas. Nesse quesito, a Z900 RS Café brilha! A ciclística da moto é perfeita para os trechos sinuosos. Um dos fatores mais positivos é a agilidade para encarar qualquer tipo de curva. Pilotei na serra da Mogi-Bertioga e na Estrada dos Romeiros para testar a capacidade em curvas e, sem dúvida alguma, posso dizer que foi o ponto mais alto do teste. Toda a tecnologia embarcada na moto me deixou muito seguro nas curvas e pude me divertir com tranquilidade. Se, assim como eu, você é um adepto das curvas, a Z900 RS Café não vai te decepcionar.
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Na cidade
Apesar de não ser uma moto feita para rodar exclusivamente no trânsito de uma metrópole, consegui trafegar com ela sem problemas em São Paulo, até na hora do rush. A agilidade e a ótima frenagem foram pontos positivos para enfrentar o caos da capital paulista. No entanto, fique atento à suspensão. Por se tratar de uma moto esportiva, ela é um pouco mais dura, o que pode gerar mais desconforto em nossas ruas esburacadas.
Customização
Na minha opinião, ela tem um visual fenomenal e não é necessária nenhuma customização! A exceção são os possíveis donos que procuram por mais performance. Nesse caso, uma ponteira ou um sistema de escapamento atenderia a todas as necessidades.
Considerações finais
A Z900RS Café é uma moto perfeita para quem busca um estilo vintage sem abrir mão da tecnologia de ponta. É um modelo extremamente divertido, principalmente para quem gosta de se aventurar nas curvas. Por conta da potência, não recomendo para quem está iniciando no motociclismo. Trata-se de uma moto ideal para quem já tem um pouco mais de experiência em duas rodas – tanto para aquele piloto que vem das motos esportivas e busca estilo sem perder performance, como para o dono de uma custom que procura se divertir um pouco mais nos trechos sinuosos. Qualquer que seja o seu passado motociclístico, uma coisa é certa: você irá se divertir com a Z90RS Café.
Ficha técnica
Preço Sugerido (01/2021) – R$52,990.00
Tecnologia:
- Embreagem assistida e deslizante
- Válvulas de aceleração dupla
- Indicador de pilotagem econômica
- Controle de tração com 3 modos
- Suspensão Back-link Horizontal
Motor e Transmissão:
- Potência máxima 109 cv
- Torque máximo 9,7 kgf
- Motor 4 cilindros DOHC de 948cc
- Transmissão de 6 marchas
- Embreagem multidisco, em banho de óleo
- Sistema de acionamento – corrente de transmissão
Dimensões:
- Entre eixos 1,470 mm
- Altura mínima do solo 130mm
- Altura do assento 800mm
- Comprimento total 2,100mm
- Largura total 865 mm
- Altura total 1,150 mm
- Peso em ordem de marcha 215 kg
- Capacidade 17 litros
- Pneu dianteiro 120/70ZR17 M/C
- Pneu traseiro 180/55ZR17 M/C
- Suspensão dianteira com garfo invertido regulável (10 ajustes de compressão e 12 de retorno)
- Suspensão traseira monoamortecida regulável.
Vídeo do review: