Harley-Davidson lançamentos 2018 e a morte das Dynas
A Harley-Davidson revelou ontem nos Estados Unidos as novidades de sua linha 2018 mostrando 8 novos modelos da “nova linha softail” e a renovação de 5 motos Touring.
A marca anunciou também o fim da linha Dyna, que agora integra a família softail com seus quadros unificados. um novo frame que abandona os amortecedores laterais da Dyna e os que ficavam sob o quadro da Softail.
Como vem demonstrando nos últimos anos, com seu novo motor Milwaukee-Eight e o projeto de sua moto elétrica, a marca norte-americana vem fazendo grandes mudanças em suas motos, algo não muito comum no passado.
Dessa vez, a grande “revolução” foi nas Softail, com a incorporação das dynas, Street Bob, Fat Bob, Low Rider, e as já consagradas Heritage Classic, Fat Boy, Deluxe, Softail Slim e Breakout, que receberam novo chassi, motor e desenho.
A grande mudança estética ficou por conta da Fat Boy, uma decepção aos puristas com um design duvidoso, estilo “japonesa” a traseira vem equipada com um pneu de 240mm além das inovações que chegam para toda a linha.
Os modelos podem ser equipados com os motores Milwaukee-Eight 107 (1.746 cc) ou 114 (1.868 cc), e o chassi ficou mais rígido e leve.
O chassi ficou 65% mais rígido que seu antecessor, e 15% mais leve. As suspensões também mudaram, com mono amortecedor na traseira, para se integrar ao novo chassi.
O novo frame é mais moderno, mais rígido e com menos soldas para deixar as motos mais estáveis e com melhor dirigibilidade, algo que os consumidores estão pedido há tempos nos EUA. O novo amortecedor vai ficar escondido debaixo do banco em uma posição que deve ajudar ainda mais na rigidez do conjunto. O motor também não vai usar nenhum coxim, sendo fixado diretamente no quadro como nas antigas Softails, mais um item que aumenta a rigidez do conjunto.
Com o novo frame, as motos também melhoram nas curvas (que, depois da redução de peso, é outra coisa que a Harley nunca se importou muito). Nas curvas, a Softail Slim foi de 24.9º de inclinação na esquerda e 24 de inclinação na direita para to 27.4º em ambos os lados. É uma bela mudança e que acaba com aquele sensação horrível de que você faz curva melhor de um lado do que para o outro (o que não deixa de ser verdade, mas a sensação piora quando a moto é assimétrica nesse quesito). Já a Fat Bob continua assimétrica, mas ganhou um pouco mais de cada lado: 32º na esquerda e 31º na direita.
Uma das coisas que ajudou nisso foi a mudança de lugar da primária, que foi levemente deslocada para cima e em ângulo para não raspar tão cedo. Curiosamente, esse é o tipo de customização que era feita pelo pessoal das antigas que transformava as Harleys em bobbers para correr mais.
Todas as motos possuem suspensão regulável na traseira, com um acesso muito mais fácil por debaixo do banco. A suspensão dianteira melhorou também e os pilotos de teste das revistas gringas que tiveram acesso antecipado ao lançamento falaram muito bem da performance geral das novas motos.
E já não era sem tempo: os novos motores Milwaukee-Eight (M8) mereciam um conjunto melhor para botar toda a potência no chão, esse é o motor que vai estar em toda a linha “Softail”.
Todas as motos agora contam com ignição sem chave, que agora só vai ser usada apenas para a trava de guidão. além de outras cosméticas que foram incorporadas nas motos, e aí que entra a má notícia: todas as motos estão mais caras.
Linha Touring
Para os modelos Touring, a Harley-Davidson reservou noviades para Street Glide Special, Road Glide Special, CVO Road Glide, CVO Limited e CVO Street Glide, além de apresentar versão comemorativa de seus 115 anos da CVO Limited.
Os veículos CVO, divisão da marca com “customização de fábrica”, foram reestilizados e estão equipados com o motor Milwaukee-Eight 117. Street Glide Special e Road Glide também estão de cara nova, trocando os cromados por preto.
Não ouve alterações na linha Sportster.