Prepare a pipoca e a cerveja: os 6 filmes que todo motociclista deve assistir

Infelizmente, não é todo dia que conseguimos colocar nossas motos na estrada e vivenciar a experiência única de liberdade. Mas, mesmo naqueles dias em que ficar em casa é um imperativo – ou mesmo uma escolha –, isso não significa que precisamos ficar 100% longe desse universo fascinante. Segue uma lista de 6 filmes ou documentários imperdíveis para quem quiser se sentir sobre duas rodas mesmo sentado no sofá comendo uma pipoca e tomando uma cervejinha.

Long Way Round – documentário em 10 episódios que relata a saga do famoso ator escocês Ewan McGregor e seu amigo Charley Boorman. Em 2004, a dupla viajou de Londres (Inglaterra) até Nova Iorque (EUA), passando por países como Ucrânia, Rússia, Cazaquistão, Mongólia e Canadá, totalizando nada mais nada menos do que 30.396 km on the road. Repleto de paisagens incríveis e experiências inusitadas, devido à diversidade cultural e aos perrengues esperados em uma viagem dessa proporção, o documentário é, mais do que um prato cheio, um verdadeiro banquete para o amante das duas rodas. Curiosidade: a BMW cedeu para a dupla o modelo R 1150 GS, que foi modificado e equipado com câmeras para registrar toda a jornada.

Long Way Down – continuação em 6 episódios de uma nova aventura da dupla McGregor/Boorman, dessa vez realizada em 2007 e com o trajeto Escócia-África do Sul, cruzando dezoito países. Assim como a saga inicial, o documentário esbanja qualidade técnica de filmagem e de beleza de paisagens. Dessa vez, a moto utilizada foi a BMW R 1200 GS Adventure, uma evolução do modelo com que rodaram na última jornada.

Easy Rider – “get your motor runnin’ / head out on the highway / looking for adventure”. Provavelmente o mais famoso filme da história relacionado ao motociclismo, conta a história de motociclistas que viajam pelo Sul dos Estados Unidos e têm que lidar com a ascensão e queda do movimento hippie, que marcou toda uma geração. A história se passa no final dos anos 60 e foi escrita pelos próprios atores Peter Fonda e Dennis Hopper. Indicação perfeita para quem quiser entender um pouco mais sobre a contracultura nos EUA e também como o universo das duas rodas ficou eternamente associado a liberdade e também a uma certa dose de rebeldia e transgressão. Um clássico. E clássicos são para sempre.

Desafiando os limites (The World’s Fastest Indian) – baseando em uma história verídica, esse filme de 2005 conta a história do motociclista Burt Munro, interpretado por Sir Anthony Hopkins. Ambientado também nos anos 60, retrata um já senhor Burt deixando a longínqua Nova Zelândia, depois de sofrer um ataque do coração, para realizar o sonho de correr no famoso Bonneville Speedway – deserto de sal nos EUA onde são colocados à prova os recordes de velocidade. Com uma moto totalmente modificada, mas completamente fora dos padrões, ele encontra várias pessoas no caminho que o ajudam a tornar seu sonho realidade. Sem dúvida, um filme que mostra a resiliência que todo motociclista carrega dentro de si.

Fastest – documentário narrado por Ewan McGregor que retrata a temporada de 2010 do campeonato mundial de Moto GP. Conta com presenças de ícones da categoria, como o italiano Valentino Rossi, um dos maiores de todos os tempos. Para quem gosta de velocidade, escolha certeira.

Hitting the Apex – outro documentário, dessa vez narrado e produzido por Brad Pitt. Conta as histórias de Valentino Rossi, Jorge Lorenzo, Dani Pedrosa, Marc Márquez, Cazey Stoner e Marco Simoncelli, todos lendas da velocidade. A película foca na vida dos pilotos conforme eles mudam de categoria, relatando tudo que está em jogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *